Frentes de Atuação
Formação de professores
Atuo em escolas públicas e privadas desde 2013, formando professores-mediadores que desejam incrementar o hábito leitor desde a Primeira Infância. Tenho doutorado na área (FAE-UFMG), concatenando Educação e Literatura, e realizo workshops e cursos, a partir de uma rica seleção e apresentação de obras lúdicas e multiletramentos: por faixa etária, categorias temáticas e gêneros literários. Auxilio na criação de acervo literário motivacional à formação leitora (infância e juventude) e ofereço aulas de ressignificação de acervo literário – para bibliotecários, professores, gestores atuantes na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Nas oficinas de criação produzimos peças gráficas e livros lúdicos, interativos e sensoriais.
Ações: criação de livros literários (poesia, conto, história em quadrinhos, livros de imagem, sensoriais e de palavra-chave), criação de livros-brinquedo e criação de livros experimentais (formatos acordeón, step inside, pop up, folder, túnel, com ou sem abas, trilhos, giros mágicos). Público: crianças, jovens e adultos. Já criamos mais de 400 livros em oficinas para mais de 300 pessoas. A esse respeito, veja o prefácio da professora emérita da UFMG, Magda Soares, escrito para Ana Paula Mathias de Paiva no livro Professor criador: fabricando livros para a sala de aula.
Revisão profissional
Ana Paula Mathias de Paiva oferece aos seus clientes e parceiros editoriais, desde 1999, os seguintes serviços especializados: REVISÃO de livros, artigos, revistas, TCC, tese, dissertação, projeto cultural (edital) e afins.
Ao receber um original, garanto confidencialidade do conteúdo – por acordo ou termo assinado sob demanda. Padronizo o texto, tornando-o compatível com as normas exigidas pela entidade de publicação – por exemplo, normalização ABNT e normalização técnica-editorial conforme demanda do cliente (PUC Minas, UFMG, Unesp, FGV, SciELO, revistas de extensão etc). Igualmente realizo: revisão de conteúdo digital e preparação de originais – com adequação e dicas antes do envio para editoras nacionais.
A revisão de textos engloba a correção de deslizes gramaticais (pontuação, ortografia, concordância, regência verbal, regência nominal, acentuação) e erros de digitação, além de fatores essenciais como coesão e coerência, de forma a evitar ambiguidades, repetição involuntária de palavras e estruturas frasais truncadas para o leitor. Sob demanda, realizo também o trabalho minucioso de cotejo antes do material ser publicado ou enviado para análise nas editoras.
O profissional experiente nesse métier (revisão com edição) tem condições de ler o texto, corrigir, formatar e apontar para os autores ou organizadores questões sutis e que melhoram a clareza, força e inteligibilidade do texto, dando especial atenção a questões relativas ao conteúdo e à organização do texto: como datações e referências bibliográficas ou espaço-temporais, padronizações (maiúscula, minúscula, aspas, itálico, versalete, espaçamento, marcadores, títulos e subtítulos etc.), uso do gênero textual em sua função comunicativa, articulação das ideias e presença de fontes confiáveis. Tais ajustes acrescem coerência e confiabilidade ao discurso, por isso são necessários antes da impressão, envio ou publicação dos textos. O texto é visto como unidade. O conjunto é adequado tanto à norma padrão da Língua Portuguesa quanto à formatação demandada por editais, editoras, universidades, periódicos nacionais ou internacionais.
Consultoria Editorial
Atuo há 20 anos em editoras do Brasil. Ofereço aos clientes expertise na seleção de originais, revisão, criação de selos editoriais, definição de público-alvo, atualização de catálogos editoriais, preparação de originais (contos, romances, HDs), briefing editorial, roteiro de lives, conteúdo digital editorial, guias de leitura (suplementos literários infantojuvenis), manuais do professor (mediação literária PNLD) e referenciais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para saber mais, veja os mais de 60 Guias ilustrados, realizados por Ana Paiva: